15/10/2008

ARENA COMIX na 15ª Fest Comix

Já conhecido pelo público aficionado por quadrinhos, cinema e mangá, Arena Comix é a oportunidade do encontro dos profissionais da área com seu público. Durante os três dias do evento estão programadas diversas palestras com editores, profissionais da área e fãs que atuam ativamente no mercado.

PROGRAMAÇÃO:

SEXTA 17/10

13:00 - 14:30
Cosplay: o que leva as pessoas a se vestirem como super heróis ou... vilões?

Nesta breve apresentação sobre o universo do cosplay, serão tratadas suas origens, as motivações de fãs que se vestem como seus personagens preferidos, como é o processo de confecção de um cosplay e as técnicas mais comuns de se reproduzir artesanalmente roupas e acessórios de heróis e vilões de quadrinhos e mangás. O cosplay é uma prática que apresenta diferenças em vários países: exploraremos brevemente as diferenças no cenário cosplay dos EUA, Japão e no Brasil.Palestrante: Fernanda Ribeiro, Relações Públicas da Comunidade Cosplay Brasil.

15:00 - 16:30
Renato Siqueira: tradução, cultura pop japonesa e música japonesa

O jornalista Renato Siqueira baterá um papo sobre sua experiência em diversas revistas, como Gamers, Nintendo World, EGM, Herói, Herói Mangá, Heróis da TV, Smack! - especial JPop, Animation Invaders, Mundo Estranho - especial anime. Ele também comentará alguns destaques, como entrevistas que realizou com Yoshiyuki Tomino, criador do Gundam, com as cantoras japonesas do grupo Puffy Ami Yumi e com Peter Laird, o criador das Tartarugas Ninjas. Para quem costuma ler mangás, Renato adaptou e corrigiu títulos como Dragon Ball (Akira Toriyama) e Vagabond (Inoue Takehiko) quando os quadrinhos japoneses despontaram por aqui. Atualmente é produtor executivo do show musical que rola no Sana, evento de animação japonesa realizado anualmente na cidade de Fortaleza (Ceará) e que reúne mais de 40 mil pessoas.

17:00 – 18:30
Palestra sobre CLC (Concurso Latino-Americano de Cosplay)

Representantes da empresa Yamato Eventos falam sobre o famoso concurso Latino-Americano de Cosplay. A palestra será um bate-papo sobre a competição desse ano.

SÁBADO 18/10

10:30 – 12:00
Produção de HQ com o quadrinhista Laudo Ferreira Júnior

Desenvolvimento de uma personagem de HQ em série, a proposta editorial e proposta autoral, a conciliação de ambas as propostas dentro de um trabalho de linha editorial tendo como base a personagem Tianinha, que tem sua série de HQs publicadas há oito anos na revista “Total”, da Editora Rickdan. O trabalho em cima da criação e transformação de uma HQ desde sua concepção até publicação, tendo como base a minissérie “Depois da Meia-Noite”, criada em 1996 e publicada pelo Quadro Imaginário em 2008, e a série “Histórias do Clube da Esquina”, feita para o site do Museu Clube da Esquina.

12:00 – 13:00
Tokusatsu Show e Tokusatsu.com.Br

Séries como Jaspion e Changeman nunca serão esquecidas pelo público brasileiro. O grupo do portal Tokusatsu.com.br preserva a história do gênero tokusatsu no Brasil, sendo um dos pioneiros na área, sempre mostrando as novidades que estão acontecendo com o gênero no Japão e no mundo. Além disso, o grupo tem um programa sobre o assunto, aos sábados à noite, no canal AllTV, obtendo uma das maiores audiências da emissora. O grupo virá A Fest Comix pela segunda vez para falar um pouco sobre o gênero tokusatsu e contar sobre o programa de TV, além de mostrar novidades, como o novo portal na internet.

13:00 – 14:00
Rogerio Saladino - Marvel /Panini

Rogério Saladino, da Panini Comics, interage com os visitantes em um bate-papo sobre as novidades e os lançamentos da editora na linha da Marvel.

14:00 – 15:00
Levi Trindade - DC / Panini
Levi Trindade, da DC Comics/Panini Comics, comparece ao evento para um bate-papo com o público, comentando sobre as mais recentes sagas da editora, como a “Crise Final” e a “Sinestro Corps War”.

15:00 – 16:00
MUNDO DOS SUPER-HERÓIS ENTREVISTA: Ivan Reis

Ivan Reis Ganhador do prêmio de melhor desenhista de quadrinhos de 2007 pela revista Wizard, Ivan Reis é um dos grandes destaques de desenhistas brasileiros. Com um contrato de exclusividade com a DC Comics até 2009, na qual se tornou desenhista fixo da revista do Lanterna Verde, Ivan Reis irá bater um papo sobre o mercado de quadrinhos e as novidades do mercado norte-americano.

17:00 – 18:00
HQM Editora

A HQM tornou-se uma das principais referências de editora de quadrinhos no país, publicando quadrinhos como “Estranhos no Paraíso”, “Liberty Meadows”, “Invencível”, “Savage Dragon”, entre outros sucessos. A equipe da editora comenta os lançamentos de 2008, entre outras novidades, num super bate-papo.

DOMINGO 19/10

12:00 – 13:00
Comunidade 007 Brasil - BondCast

O pessoal do BondCast estará presente no evento para um bate-papo com os fãs de 007 conversando sobre curiosidades, novidades e sobre o novo filme do agente mais famoso do mundo, Quantum of Solace.

13:00 – 14:00
MUNDO DOS SUPER-HERÓIS ENTREVISTA: Will e pessoal Quarto Mundo

Will e pessoal Quarto Mundo Bate-papo com o Will e o pessoal do Quarto Mundo sobre quadrinhos e selos independentes e a transformação do conceito de editora num manifesto e numa aliança de pessoas.

14:00 – 15:00
Naruto Shippuden/Dattebayo Brasil 15:00

Os grupos Dattebayo BR e Naruto Shippuuden falarão sobre o sucesso Naruto, comentando a nova fase de Naruto, a trajetória da série, personagens e expectativas, além da febre no Brasil.

15:00 – 16:00
MUNDO DOS SUPER-HERÓIS ENTREVISTA: Gabriel Bá e Fábio Moon

Fábio Moon e Gabriel Bá, os quadrinhistas brasileiros de maior destaque atualmente no Brasil e nos EUA. Produzem quadrinhos autorais independentes (como 10 Pãezinhos), quadrinhos encomendados para o mercado norte-americano e quadrinhizações de clássicos da literatura.

16:00 – 17:00
MUNDO DOS SUPER-HERÓIS ENTREVISTA: Renato Guedes

Bate-papo com Renato Guedes (desenhista de Smallville, 24 Horas, OMAC e Superman) sobre sua experiência com quadrinhos tanto no Brasil como lá fora. A diferença de mercados e a experiência com séries de televisão como 24 horas e universo dos quadrinhos como DC Comics.

OUTRAS ATRAÇÕES:

Já pensou em ser um Mangá?
A escola de Mangá AreaE, com seus excelentes professores, irá fazer seu Nigaoê (caricatura em forma de mangá) e você se sentirá um verdadeiro personagem criado pelos mangakás mais famosos do mundo! Podendo ser feita em tamanho A4 e A5, a caricatura fica pronta em aproximadamente 10 minutos e você leva o desenho na hora. Basta posar para o professor para ele passar seus traços para o papel!

Um comentário:

Marta Ide disse...

olá!
linkei esse evento no blog!
bjbjs