11/10/2008

Crise nerd de meia idade prematura?


Foto do 3º Fest Comix, ocorrido em julho de 2002.
De lá para cá muita coisa mudou, do espaço a quantidade de público,
mas o espírito da feira quem ainda faz é você!

Podem confessar. É alguém vir com a inocente pergunta de fatos e “causos” de anos passados (e, às vezes, nem se passaram tantos anos assim) que bate a crise de meia idade: o peso caindo sobre seus ombros, aquela face no espelho do banheiro parece de um estranho e todas aquelas frescuras filosóficas.

Quando me perguntaram se eu lembrava das Fest Comixs de anos atrás, quando eu era uma nerdzinha feliz que ia ansiosa para a feira para poder comprar algumas HQs em promoção ou folhar aquele livro maravilhoso e importado de ilustração. Isso sem contar as bancas de toys e outros brinquedos: uma verdadeira tortura e sonho de consumo de resina ou da McFarlane Toys que minhas mãozinhas ávidas ficavam loucas para agarrar e levar para casa.

Outra coisa que eu achava (e ainda acho) divertido pra caramba eram as pessoas. Eram aqueles nerds, otakus, aspirantes a desenhistas e roteiristas. Admiradores de Star Wars e Star Trek. Colecionadores e leitores. Eram fãs. Pessoas que depois de torrarem seu suado dinheirinho em livros e revistas se sentavam nas escadarias do prédio da Gazeta, que por anos abrigou o evento até as edições atuais no Espaço São Luís, para conversar e falar de quadrinhos e artistas como quem fala de velhos amigos.

Estão vendo? É só começar a recordar que ficamos sentimentais. Bem, mesmo que fosse apenas para folhear e passear entre os corredores de revistas, eu curtia aquela feira e nunca poderia imaginar que alguns anos depois acabaria andando por entre aquelas mesmas prateleiras como uma das staffs, com a roupa amarelinha que usa quem faz parte da organização do evento.

Comparando o hoje com o ontem, de freqüentadora para uma participante ativa da Fest Comix, posso dizer que pouca coisa mudou - e o que mudou foi para melhor. Ainda fico folheando e levando as revistas em promoção. Os livros de ilustrações são de encher os olhos e os toys estão cada dia mais perfeitos. E agora tem os DVDs.

E os fãs também estão lá e são a peça mais importante de todo o evento. Rindo, conversando, discutindo sobre isso e aquilo e reencontrando velhos amigos. São a razão de existir do evento. Pessoas como eu e você.

Fãs que talvez um dia se lembrem com um sorriso meio bobo, mas contente e satisfeito, de uma certa feira de quadrinhos e como tem coisas que, não importa o passar dos anos, não mudam nunca.

Espero encontrar todos vocês lá!

Relato de um membro da Família Comix

Nenhum comentário: