14/10/2008

Fest Comix e o Reino do Sonhar

Nova edição de "Prelúdios e Noturnos", recolorizada



O Retorno de Sandman

Em 1988, surgiu a série que se tornaria um marco das histórias em quadrinhos: Sandman, escrita pelo (na época) novato Neil Gaiman, que havia feito antes Orquídea Negra, também para editora DC

A revista foi lançada pelo selo Vertigo, que estava começando e vinha crescendo graças a alguns títulos escritos por Alan Moore. Sandman era uma revista diferente e estava destinada a marcar época. Gaiman fazia parte dos artistas da chamada invasão britânica nos quadrinhos americanos, promovida pela então editora Karen Berger, trazendo mudanças para o jeito de fazer história no mercado. A sua idéia era criar um selo de revistas para adultos, fortalecendo o selo Vertigo.

Foi quando nasceu Sandman. O protagonista não era um super-herói fantasiado com roupas coloridas e ajudantes mirins. Lorde Morpheus é o senhor do reino dos sonhos e tem mais seis irmãos: Morte, Desespero, Desejo, Destruição, Delirium e Destino. Eles são conhecidos como os Perpétuos. Todos têm uma ligação muito forte com os anseios e medos humanos, vivem em um mundo paralelo e podem influenciar nas decisões mundanas. E, apesar de ser temida pela maioria de nós, a Morte é a mais carismática dos irmãos, conquistando muitos fãs e ganhando inclusive duas mini-séries próprias.

A história começa quando um grupo de pessoas decide aprisionar a Morte acreditando numa antiga lenda, que dizia que quem aprisionasse a morte ganharia imortalidade. O ritual dá errado e, em vez da Morte, quem acaba preso é o Sonho (Sandman). O Sonho passa 70 anos presos e, depois que consegue escapar, tem que reconquistar seu reino.

A série ficou extremamente famosa. Gaiman escreve usando muita referência cultural e literária, com escritores e bandas cult. Além de tudo isso, a série ganhou vários prêmios da indústria dos quadrinhos e também foi o único título do gênero a ganhar um prêmio de literatura. A força da série é tão grande que ela já foi publicada três vezes no Brasil e agora chega a sua quarta versão pela Pixel Media, que traz o material apresentado em Absolute Sandman recolorido e com extras.

Pra quem ainda não conhece, o Fest Comix é uma ótima oportunidade para entrar no mundo do Rei dos Sonhos. Muitas pessoas que não lêem quadrinhos se interessam pela série, tudo pela forte veia literária de Gaiman, autor também de livros, roteiros para filmes e até músicas.

Se você vai ao Fest Comix, olhe com carinho para Sandman e deixe-o levar em uma incrível viagem pelo mundo dos sonhos.

Nenhum comentário: